Bispos aprovam texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”

Após um amplo processo de discussão prévio à 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de ser apresentado duas vezes na plenária virtual durante o evento on-line, o texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” foi aprovado pelo episcopado brasileiro na tarde deste terceiro dia,…

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: a defesa de políticas públicas em prol dos direitos humanos

Realizada no início da tarde desta quarta-feira (14/04), pela plataforma Zoom. terceira Coletiva de Imprensa da 58ª Assembleia Geral (AGCNBB) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), destacou o balanço de um ano do Pacto pela Vida e pelo Brasil e os objetivos da Campanha da Fraternidade de 2022.  Participaram do bate-papo com os…

Ano Vocacional da Igreja no Brasil: terceira edição em 2023 é aprovada pela 58ª Assembleia Geral da CNBB

Após proposta apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a 58ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (13/04), a realização do terceiro  Ano Vocacional da Igreja no Brasil, em 2023. Essa edição celebrará os 40 anos do primeiro…

Dom Pedro apresenta subsídios da Comissão para a Doutrina da Fé na 58ª Assembleia Geral da CNBB

Participando da 58ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Pedro Carlos Cipollini, apresentou durante o segundo dia do encontro, na terça-feira (13/04), as principais atividades da comissão, com destaque para…

Repam-Brasil e Comissão da CNBB divulgam carta sobre acordos entre EUA e Brasil em defesa da Amazônia

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) e a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB divulgaram nesta terça-feira, 13 de abril, uma carta à sociedade brasileira, com considerações a respeito de um possível acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para a proteção da Amazônia. Na carta, o presidente da REPAM-Brasil, dom Erwin Kräutler, e…

Papa Francisco: as mudanças na Igreja sem oração não são mudanças na Igreja. São mudanças de grupo

“A Igreja é uma grande escola de oração. Muitos de nós aprendemos a silabar as primeiras orações enquanto estávamos no colo dos pais ou dos avós. Talvez conservemos a memória da mãe e do pai que nos ensinavam a recitar as orações antes de dormir. Estes momentos de recolhimento são frequentemente aqueles em que os…

Amoris Laetitia e São José: Terço Diocesano para as Famílias acontece no dia 19 de abril

Como uma das principais iniciativas do Ano “Família Amoris Laetitia” em sintonia com o Ano de São José, o Terço Diocesano para as Famílias acontece na próxima segunda (19/04), às 15h, com transmissão pelas mídias da Diocese de Santo André. Uma programação online acontecerá no dia 19 de cada mês, como forma de expressar a…

Chile. Princípios e valores da Doutrina Social da Igreja em vista da nova Constituição

A Conferência Episcopal do Chile (CEC) publicou um documento contendo os principais ensinamentos do Magistério da Igreja católica sobre questões sociais, em vista das eleições dos delegados que deverão elaborar o texto da nova Constituição, previstas para o próximo mês de maio. O texto visa propor alguns elementos de discernimento, que serão úteis tanto para…