Papa, na Cúpula de Líderes sobre o Clima: “Cuidar da natureza para que a natureza cuide da gente”

Encontro organizado por Estados Unidos reúne por dois dias, de forma virtual, cerca de 40 líderes mundiais e pretende reforçar os esforços para limitar o aumento da temperatura global em 1,5 grau Celsius até o final do século. Uma iniciativa que coloca a humanidade a caminho através dos seus líderes: assim o Papa Francisco definiu…

Amoris Laetitia: Exortação do Papa Francisco foi tema de formação sobre Nulidade Matrimonial na Diocese

Você sabia que a Exortação Apostólica Amoris Laetitia foi tema da abertura do curso de formação sobre Nulidade Matrimonial e Pastoral Judiciária na Diocese de Santo André, no início de 2020? E neste Ano “Família Amoris Laetitia”, iniciativa anunciada pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família de 27 de dezembro de 2020 e que…

A sutileza dos sinos no meio da avalanche da comunicação

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) convidou todas as igrejas que tivessem sinos nos seus campanários, a tocá-los às 15 horas do último dia 11, Domingo da Misericórdia. Esse gesto já ocorreu outras vezes desde o início da pandemia. As situações difíceis da Covid-19 criaram uma avalanche de comunicação, multiplicaram-se lives, cursos, vídeos,…

Fechamento de igrejas: União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro divulga nota sobre a decisão do STF

A União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro, por sua Diretoria e Grupo de Trabalho “Relações Institucionais Igreja-Estado”, divulgou nesta quarta-feira (21/04), uma nota sobre a impossibilidade de autoridades civis determinarem unilateralmente o fechamento integral de templos católicos, em razão do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), que no último dia 8 de abril…

A preservação dos bens culturais da Igreja Católica no Brasil ganhará acordo histórico entre a CNBB e IPHAN

A preservação dos bens culturais da Igreja Católica no Brasil ganhará acordo histórico entre a CNBB e IPHAN A preservação e a conservação dos bens culturais da Igreja no Brasil vai ganhar um capítulo inédito e histórico com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)…

Dia Internacional da Terra: “As pessoas devem fazer as pazes com a natureza”

Na sua mensagem para o Dia Internacional da Terra o Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres afirmou que o planeta “está num ponto crítico” e pede que “as pessoas façam as pazes com a natureza”. Hoje será realizado um encontro de alto nível organizado pelos Estados Unidos Hoje (22/04) é celebrado o  Dia Internacional da Mãe Terra,…

ESPECIAL – Relatório da Liberdade Religiosa 2021: desde 2018, violações só aumentaram

Relatório da Liberdade Religiosa 2021: desde 2018, as violações só aumentaram, conforme se constata no documento apresentado neste dia 20 de abril pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS ou ACN, pela sigla em inglês adotada internacionalmente). A fundação, vale recordar, apoia mais de 5 mil projetos pastorais por ano em mais de 145 países,…

Proteção de menores na pauta de encontro de religiosos franceses

A proteção de menores e a luta contra os abusos cometidos por alguns religiosos estão no centro da Assembleia Geral da Conferência dos Religiosos da França (CORREF), em programa até esta terça-feira, 20, em modalidade virtual, devido à persistência da pandemia relacionada à Covid -19. “Os Institutos – lê-se em nota divulgada no início dos…

Comunicação eclesial a partir do Papa Francisco

Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs a todos um ritmo de vida muito diferente do que se estava acostumado. Dentre as mudanças significativas pelas quais a sociedade tem passado, o ‘distanciamento’ e ‘isolamento’ social têm sido as mais atenuantes. E porque não dizer a mais difícil característica dos tempos contemporâneos. Somos a…