“Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir a alma e espírito, junturas e medula. Ela julga as disposições e as intenções do coração. E não há criatura oculta à sua presença. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas” Hb.4,12-13.
No mês de Setembro celebramos o mês da Sagrada Escritura, uma devoção que nos convida a uma renovação e aprofundamento com a Bíblia.
Com efeito, segundo a passagem de Hebreus vemos que a Palavra é penetrante e nos toca até o mais profundo da alma. Por que o autor faz alusão a uma espada com a Bíblia? Talvez seja porque a espada consegue penetrar, furar as camadas e como um instrumento de corte pode atingir o alvo e causar sérios danos.
Do mesmo modo a Sagrada Escritura quer causar esse impacto em nosso coração, muitas vezes fechado pelo orgulho, fechado pela preguiça, pelo pecado. Quando temos sentimento de sermos feridos pela Palavra de Deus, somos tocados até a medula e juntas da alma, é uma ferida porque nos afasta do comodismo e do pecado, é uma ferida pois nos provoca uma conversão e mudança de vida, um rompimento com a vida de pecado e divagação.
“E não há criatura oculta a sua presença”
A Palavra de Deus sonda nossos corações e sabe a real necessidade que temos, sabe do que realmente estamos passando, Ela nos consola em toda e qualquer aflição, para que possamos também nós consolar os que se acham aflitos. Por isso é essencial que possamos nos aprofundar no conhecimento da Bíblia. Já dizia São Jerônimo:
“Ignorar as Sagradas Escrituras é Ignorar o próprio Cristo”