Padre Maurício Jardim tem mandato renovado para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

A Congregação para a Evangelização dos Povos, dicastério da Cúria Romana, reconduziu o padre Maurício da Silva Jardim, 51 anos, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), como diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, para os próximos cinco anos (2021-2026). Nesta entrevista, Pe. Maurício fala sobre as expectativas para os próximos 5…

Dia Mundial da Juventude: nós somos a Igreja! Conheça o Observatório Internacional dos Jovens

“No momento em que escolheu ocupar-se dos jovens neste Sínodo, a Igreja no seu conjunto fez uma opção muito concreta: considera esta missão uma prioridade pastoral decisiva, na qual deve investir tempo, energias e recursos. Desde o início do caminho de preparação, os jovens manifestaram o desejo de ser envolvidos, valorizados e sentir-se coprotagonistas da…

ESPIRITUALIDADE: O QUE É? Reflexão para os seminaristas durante a quaresma – 30/3/2021

Introdução Vamos tratar aqui de espiritualidade. O que é espiritualidade também chamada de vida interior? O homem sem vida interior cai num mecanismo que desfigura a realidade: simplifica o que é complexo e complica o que é simples. Padres sem espiritualidade correm o risco de trabalhar em vão. Vão pescar mas não conseguem nada, as…

CELAM manifesta proximidade e solidariedade com o Brasil diante da pandemia

“Partilhamos a profunda preocupação da Igreja pelo povo brasileiro, face à situação muito grave que está sofrendo devido ao terrível impacto da pandemia de Covid-19, especialmente durante as últimas semanas”. A frase abre a carta enviada pela Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) ao arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos…

Deslocados pela crise climática. Papa: “Ver ou não ver, eis a questão!”

Prefácio do Papa Francisco ao livro “Orientações Pastorais sobre as Pessoas Deslocadas pela Crise Climática” organizado pela Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. A coletiva de apresentação foi realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé com a presença do cardeal Czerny Subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados…