Em carta aprovada pela 58ª AG CNBB, bispos renovam a comunhão e fidelidade ao Papa Francisco

Os bispos do Brasil reunidos em sua 58ª Assembleia Geral aprovaram, na sessão de manhã, nesta terça-feira, 13 de abril, a mensagem destinada ao Papa Francisco. No texto, o episcopado brasileiro renova o seu apreço, carinho e fidelidade ao Santo Padre. Os bispos também buscam, no documento, de modo geral, deixar o Santo Padre informado…

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: o protagonismo da Igreja na caridade social

A análise de conjuntura social, política, econômica e cultural e a 6ª Semana Social Brasileira nortearam a segunda Coletiva de Imprensa da 58ª Assembleia Geral (AGCNBB) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada no início da tarde desta terça-feira (13/04), pela plataforma Zoom. Participaram do bate-papo com os jornalistas das emissoras de televisão,…

O Papa: Santa Teresa de Ávila, exemplo do papel das mulheres na Igreja e na sociedade

O exemplo de Santa Teresa de Jesus não é apenas para os que sentem o chamado à vida religiosa, mas “para todos os que desejam progredir no caminho da purificação de toda a mundanização”: são palavras do Papa Francisco, em sua Mensagem dirigida ao Congresso Internacional “Mulher Excepcional” por ocasião do 50º aniversário do Doutorado…

O Papa: não vivamos uma fé pela metade, tornemo-nos misericordiosos

“Jesus ressuscitado aparece aos discípulos várias vezes; com paciência, conforta os seus corações desanimados. E assim, depois da sua ressurreição, realiza a «ressurreição dos discípulos»; e, solevados por Jesus, mudam de vida. Antes, inúmeras palavras e tantos exemplos do Senhor não conseguiram transformá-los; mas agora, na Páscoa, algo de novo se verifica; e verifica-se sob…

Simpósio Teológico Internacional: uma reflexão sobre o sacerdócio

Uma ampla reflexão sobre o sacerdócio, num contexto de mudança dos tempos e também da Igreja. Este é o ponto a partir do qual pretende iniciar o Simpósio Teológico Internacional intitulado “Por uma Teologia Fundamental do sacerdócio”, organizado pela Congregação para os Bispos de 17 a 19 de fevereiro de 2022. A iniciativa, apresentada na…

TERÇA-FEIRA DA 2ª SEMANA DA PÁSCOA

(branco – ofício do dia) Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu Reino, aleluia! (Ap 19,7.6) Na comunidade cristã ideal, ninguém passava necessidade e os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. Esta liturgia nos anime a cultivar atitudes de partilha e solidariedade. Primeira Leitura: Atos 4,32-37…