Ecologia Integral: Casa dos Pobres, uma ação prática que une caridade e educação ambiental

A educação para a promoção da Ecologia Integral: a encíclica Laudato Si’, lançada pelo Papa Francisco em 2015, já alertava para a necessidade do Cuidado com a Casa Comum, melhores relações com a Criação, num modelo de desenvolvimento sustentável, que combata a degradação ambiental e as alterações climáticas. Alerta esse reforçado durante o discurso do…

Papa Francisco reforma as sanções penais na Igreja: não há misericórdia sem correção

Com a Constituição Apostólica “Pascite Gregem Dei”, Francisco reforma o Livro VI do Código de Direito Canônico. Um trabalho de revisão iniciado com Bento XVI. São sancionados novos delitos. O novo texto é um instrumento corretivo mais ágil, a ser usado prontamente para “evitar males mais graves e acalmar as feridas causadas pela fraqueza humana”…

Dom Pedro volta a presidir Solenidade de Corpus Christi com presença de fiéis nesta quinta (3)

Após dois anos, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, volta a presidir a Solenidade Corpus Christi com a presença de fiéis, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade de Santo André. A missa acontecerá na próxima quinta-feira (03/06), às 15h, seguindo todas as medidas sanitárias: capacidade de…

Papa a Maria: Desata os nós do egoísmo, da indiferença e da violência

Diante de uma imagem de Nossa Senhora Desatadora de Nós, nos Jardins Vaticanos, nessa Segunda-Feira (31) o Papa Francisco concluiu a “maratona” de oração do Terço realizada diariamente durante todo o mês de maio para implorar o fim da pandemia. “Todos os dias, segurando entre as mãos a coroa do Santo Rosário, dirigimos os nossos…

CNBB divulga identidade visual da Campanha da Fraternidade de 2022

Em março deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o edital para a escolha da identidade visual da Campanha da Fraternidade (CF) 2022 cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26). O edital oferecia elementos teóricos que ajudavam na elaboração da arte além de…