Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
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Primeiras Providências:


1. Efetuar agendamento da data e horário do casamento

  • Agendar a data e o horário da cerimônia com pelo menos 3 meses de antecedência.
  • Para reserva da data os noivos deixam um valor de 150,00 que será abatido no valor total da cerimônia. Após o prazo de 15 dias, este valor não é devolvido caso os noivos desistam de se casarem na paróquia.


2. Verificar os endereços do casal

(caso não pertença ao território desta paróquia, é necessário encaminhar os documentos do processo matrimonial à Paróquia mais próxima de um dos noivos para a transferência).
 
3. Valores:

 
Taxa Matrimonial:
  • R$ 998,00 (Somente taxa de processo matrimonial, não inclui decoração).

Obs.: Em caso de transferência a taxa matrimonial será dividida entre a Paróquia que celebrará o casamento e a que fará a transferência.


Taxas adicionais

  • Taxa de iluminação R$ 50,00
  • Taxa do efeito civil R$ 200,00 (opcional)
  • Valor Calção R$ 400,00 (caso não haja atraso na cerimônia a paróquia devolve esta quantia).
  • Aluguel do portal R$ 150,00 (opcional).


4. Documentos Necessários para dar início ao Processo:

  • Cópia do RG dos noivos;
  • Certidões de Batismo atualizadas para fins matrimoniais (com validade de 6 meses);
  • Edital de proclamas ou Certidão de habilitação para efeito civil;
  • Certidão de divorcio autenticada (se houver);
  • Certidão de óbito (se houver);
  • Certidão de nulidade Matrimonial do religioso (se houver)
  • Certificado do curso de noivos;
  • Cópia do comprovante de endereço dos noivos.

Os noivos devem informar com máxima de antecedência caso um dos noivos seja: Cristão não católico (protestante, evangélico, pentecostal, etc) de outra religião (budista, islâmico, judeu, etc) ou até mesmo aqueles que foram batizados na igreja Católica e atualmente frequentam outra religião. A Igreja respeita todas as crenças, faremos uma solicitação de dispensa para o Bispo e assim poderá acontecer a cerimônia. 


5. Decoração da Igreja

Os noivos deverão contratar uma floricultura para a decoração da cerimônia.Caso haja duas ou três noivas no mesmo dia, deverá ser dividida a mesma decoração entre elas.Não será permitido jogar pétalas de rosas, arroz, ou qualquer outro tipo no chão da igreja (prática que torna o chão escorregadio e suja o ambiente).Não será aceita, no decorrer da celebração ou final, execuções de ideias que fuja do rito sacramental, como: quebra de taças, soltar bolinhas de sabão, etc. 


6. Quanto às músicas a serem utilizadas durante a cerimônia:

Caso os noivos não queiram contratar uma banda, será permitido o CD. As músicas deverão ser gravadas na ordem da cerimônia.

  • Orienta-se que as músicas sejam adequadas para a cerimônia religiosa.
  1. Entrada dos padrinhos (Máximo de 4 casais de padrinhos para cada lado)
  2. Entrada do noivo
  3. Entrada da Florista
  4. Entrada da Noiva
  5. Benção das Alianças
  6. Cumprimentos dos padrinhos
  7. Saída

Obs.: Trazer com antecedência na Secretaria para aprovação do Padre.

 

7. Pontualidade

Os noivos devem estar na igreja, pontualmente, no horário marcado. Atrasos diminuem o tempo da celebração, além de ser uma falta de respeito ao celebrante e convidado. Caso a celebração atrase 10 min, perdem o direito da devolução de R$300,00. Caso atrasem de 10 min a 20 min, perdem o direito a entrada dos padrinhos. Caso atrasem de 20 min a 30 min, também não terá a entrada das alianças.

 

ESCLARECIMENTO: Essas taxas não são pagamentos pelos SACRAMENTOS celebrados, mas sim, uma forma de manter os serviços prestados pela Igreja quando da celebração dos mesmos sacramentos. A Igreja, os Funcionários, as Estruturas que devem ser preservadas para te servir HOJE, mas também para servir as pessoas de AMANHÃ.

Contamos com a vossa compreensão: VOCÊ ESTÁ NOS AJUDANDO E NÃO NOS PAGANDO!!!

 

“Ninguém seja privado de CELEBRAÇÃO por motivos financeiros.”


Em caso de dúvidas, por favor, ligue para nós. Telefone: 4066-1185 ou mande um e-mail para secretaria@bomjesusdepiraporinha.org.br

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