ESTIVE PRESO E VIESTE ME VISITAR (MATEUS 25-36)
A Pastoral Carcerária da Diocese de Santo André desempenha um papel fundamental na evangelização e no cuidado com aqueles que estão privados de liberdade. Com uma equipe dedicada de voluntários, a pastoral realiza visitas a cinco Centros de Detenção Provisória (CDP), levando esperança, consolo e a palavra de Deus aos detentos.
O trabalho vai além das visitas. Durante os encontros, os membros da pastoral não apenas promovem momentos de oração e partilham o Evangelho, mas também se dedicam a escutar as histórias e necessidades dos detentos, oferecendo acolhimento e orientações espirituais. Esse trabalho é essencial para promover a dignidade humana e mostrar que, mesmo dentro das grades, o amor e a misericórdia de Deus não têm limites.
Além disso, a Pastoral Carcerária estende seu cuidado às famílias dos encarcerados. Sabemos que o impacto de uma prisão vai muito além do indivíduo, afetando também seus entes queridos. A pastoral auxilia essas famílias, oferecendo apoio material, psicológico e espiritual, para que possam enfrentar esse período difícil com fé e esperança.
Na Diocese de Santo André, a Pastoral Carcerária atua como uma ponte de misericórdia entre a Igreja e os mais necessitados, demonstrando que, mesmo nos momentos mais sombrios, o Evangelho de Cristo é luz e conforto. A presença da Igreja nos presídios é um testemunho vivo da compaixão e do amor cristão, que se estende a todos, sem distinção.
Nossa paróquia conta com a atuação de Odair e Francisco que são membros atuantes e experientes desta pastoral.
CONHEÇA MAIS SOBRE A PASTORAL CARCERÁRIA
A) Qual a função da pastoral carcerária?
Oferecer assistência religiosa e humana apenados, egressos do sistema prisional bem como a seus familiares.
B) Como fazer parte da pastoral carcerária?
Procure a diocese de Santo André : contato (11)4469-2077, paróquia Bom Jesus de Piraporinha falar com Odair (11)95690-4960, sr. Francisco (11)99502-7348. Email: pastoralcarceraria33@gmail.com
C) Quando surgiu a pastoral carcerária?
Na década de 1970 movimentos religiosos realizaram um trabalho edificante nos presídios onde foram permitidos atuar, “reflexões bíblicas”; realizavam celebrações litúrgicas e visitavam os presos e suas famílias.
D) O que quer dizer carcerário?
Relativo ao cárcere, ao lugar onde os prisioneiros cumprem suas penas.
E) Objetivo geral da pastoral carcerária?
Evangelizar os encarcerados renovando neles o espírito Cristão através da palavra de fé, perdão, conforto, esperança e Amor à Vida.
F) Quem é o protetor dos presos?
São Dimas, Porque ele é o santo protetor dos encarcerados e das penitenciárias. São Dimas foi um dos condenados à morte, crucificado ao lado de Cristo.
Conheça o site oficial da Pastoral Carcerária Nacional: