JUNHO – MÊS DO DÍZIMO

O que é Dízimo?

É expressão de fé, de comunhão, participação e ação evangelizadora.

É uma contribuição sistemática e periódica de pessoas evangelizadas e comprometidas com a Igreja, e assim, participa ativamente da evangelização, missão que Jesus deixou para cada um de nós. Em 2Cor 9,7 diz: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.”

Quem contribui com o Dízimo, é também evangelizador, pois contribui com a Igreja na realização da caridade, pastoral e administrativa. Também é com essa contribuição que a Igreja sustenta o Seminário para a formação de novos padres, paga-se as contas de água, luz, telefone, funcionários, velas, hóstias, flores, etc. A Igreja não é privada dessas obrigações, por isso todos nós, cristãos comprometidos, temos que fazer a nossa parte, pois está relacionado com o amor fraterno que circula na comunidade.

No Antigo Testamento, dízimo era a décima parte dos bens próprios, mas a Igreja não determina nenhuma porcentagem. A forma como deve ser feito parte da consciência de cada fiel. A contribuição com o dízimo nasce de um coração agradecido: “Todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.” (Lv 27,30).

Seja você também um dizimista! Sua contribuição é uma forma de sustentar a ação missionária. A missão pede entrega, doação e generosidade! “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Pr 11,24).

A Pastoral do Dízimo deve ser relacionada à Pastoral de Conjunto. Em nossa paróquia, a Equipe tem trabalhado a conscientização da contribuição com o dízimo nas diversas pastorais, como Grupo de Jovens, Catequese com Crianças, Jovens e Adolescentes.

A coordenadora Maria de Lourdes, junto com toda a equipe, está preparando um encontro com todos os dizimistas, aguardem o convite e participem!

“Dízimo, é devolver a Deus, com alegria, o que Dele recebemos!”

Fonte: Documentos da CNBB, 106

Por: Risocleide Matos
Pascom Bom Jesus

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar