Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK

Buscando a santidade, Setor família vivencia Semana Diocesana da Família

No mês vocacional, a Igreja no Brasil celebrou a Semana Nacional da Família com reflexões e encontros em comunidades e famílias. Entre os dias 12 e 20 de agosto, a Diocese de Santo André, através da Pastoral Familiar/Setor Família, assessorado pelo Pe. Flávio Gomes de Alcântara, vivenciou uma programação dedicada às famílias diocesanas, buscando despertar nos fiéis o sentido da família como base e alicerce para a sociedade.

A Semana Nacional se deu início e abertura com a Hora Santa pelas Famílias, no dia 12 de agosto na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com a presença de todas as pastorais e movimentos relacionados a família, com a presença do Padre Flávio e Padre Joel Nery, vigário geral e pároco da catedral diocesana. 

Durante os dias 13 a 20 de agosto, aconteceu os encontros no formato on-line nas mídias diocesanas, onde os membros do setor família vivenciaram os o tema central “Amor Familiar, vocação e caminho para a santidade”, através do subsídio proposto pela Pastoral para Vida e Família da CNBB (Comissão Nacional dos Bispos do Brasil).

No dia 21 (sábado) aconteceu no Externato Santo Antônio em São Caetano do Sul, o IV Simpósio Diocesano das Famílias, tendo como abertura a missa com nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que refletiu em sua homilia sobre o amor, pois é o modo de viver de Deus, Jesus veio comunicar o modo de viver do Pai.

Ao final da celebração eucarística, Padre Flávio agradeceu ao casal Cido e Claudenice pelos cincos anos de coordenação diocesana da Pastoral Familiar, acolhendo então o casal Hervandro e Marluce que assume nova missão.

No decorrer do dia, as palestras trouxeram temas voltadas a realidade familiar na igreja, o primeiro tema apresentado pelo Diácono Jorge Luís foi sobre a igreja doméstica: “Se quisermos viver uma experiência de igreja comunitária, precisamos insistir no testemunho da igreja doméstica, quer dizer, essa igreja precisa testemunhar a beleza do matrimônio, a beleza de ser família, a maravilha de aos domingos experienciar a igreja comunitária, de deixar as tecnologias de lado e viver aquilo que foi se perdendo nos lares cristãos, isto é, o momento de escuta das necessidades do outro.”

O professor Mathias falou sobre o casal Moisés e Séfora que se encontram no livro do Êxodo. Os dois se encontram numa situação conflitiva, pois tinham pastores que estavam agredindo as irmãs de Séfora. Moisés quando viu um grupo de mulheres sendo injustiçado enfrenta esses pastores e liberta as meninas. Já nessa primeira perícope vemos a importância de Séfora para Moisés, ou seja, um homem que se refugiou em terras estrangeiras foi acolhido por uma mulher. 

Encerrando os temas do simpósio, o psicólogo Gustavo Trevisan trouxe um tema que assombra muitos lares: depressão e suicídio: “O Brasil é o 3º país no mundo com o maior diagnóstico de depressão, e o 1º país em número de transtorno de ansiedade.  Tomamos mais antidepressivos que antigripais. Se voltarmos no tempo, vamos perceber que a vida hoje é mais fácil que a de alguns anos atrás.  E se antes as coisas eram mais difíceis, porque sofremos mais hoje?”


Source: Diocese

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
    12 de julho de 2024
  • “O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO
    11 de julho de 2024
  • PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA
    11 de julho de 2024
  • Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças
    6 de julho de 2024
  • Nossa Senhora do Carmo
    5 de julho de 2024
  • Nomeação e provisões – 03/07/2024
    3 de julho de 2024
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP