Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK

Construir pontes, abater muros, semear reconciliação!

A proposta de vida anunciada por Jesus nos impulsiona a trabalharmos por um mundo melhor, e assim buscamos meios para que a proposta do Evangelho seja sempre mais conhecida e amada.

O tempo, em sua dinâmica, nos introduz no enfrentamento dos desafios. Quando nos atentamos, rapidamente nos envolvemos em novos projetos e a vida segue o seu curso. O que era fundamental e talvez até essencial cede lugar para novos olhares e expectativas a serem construídas.

Assim é a vida da Igreja inserida no mundo, sempre repensando sua presença e contribuindo para o desabrochar de uma nova sociedade, alicerçada na justiça, na caridade e na esperança.

Como presença missionária e evangelizadora, vem aí a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e que neste semestre iremos acompanhar e participar de forma remota. A temática que nos norteará será: Somos todos discípulos missionários em saída”, abrindo horizontes para uma nova prática missionária em nosso continente.

Temos também a alegria de, no final do mês, iniciarmos a Novena do Bom Jesus de Piraporinha nos preparando para a Festa da Transfiguração do Senhor. Momento intenso da vida da comunidade paroquial. A motivação que vai nos acompanhar é: “A exemplo de São José, com o Bom Jesus, queremos ser uma só família”, fundamentada na Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e amizade social, e, em sintonia com a celebração do Ano de São José – Patris Corde, com um coração de pai.

“A impressão que se tem é a de que o mundo está à mercê dos fortes e poderosos, mas a Boa Notícia do Evangelho consiste precisamente em mostrar como, não obstante a arrogância e a violência dos dominadores terrenos, Deus encontra sempre a forma de realizar o seu plano de salvação. Às vezes, também a nossa vida parece à mercê dos poderes mais fortes, mas o Evangelho nos diz que Deus consegue sempre salvar aquilo que conta, desde que usemos a mesma coragem criativa do carpinteiro de Nazaré, o qual sabe transformar um problema em uma oportunidade, colocando sempre a sua confiança na providência.” (Patris Corde, p. 18). Com esta pequena, mas profunda meditação renovemos nossa vida de comunidade.

Estamos em tempo de festa do nosso padroeiro, o Bom Jesus, acredito ser uma boa oportunidade para repensarmos nossas pastorais, movimentos e grupos e, iluminados e abençoados pelo Senhor, abrirmos espaços para novos participantes e prepararmos novos líderes evangelizadores.

“Queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai dos seus templos, que sai de suas sacristias, para acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser sinal de unidade, para construir pontes, abater muros, semear reconciliação.” (FT 276)

Embora limitados ainda pela pandemia da Covid-19, que continua ceifando muitas vidas e trazendo muito sofrimento e dores em nossas famílias e comunidade, não nos deixemos abater pelo desânimo. Juntos vamos buscando maneiras e motivações para nos reorganizarmos e vivermos um tempo novo.

Subamos a montanha com Jesus, e façamos a experiência do encontro, nos deixando iluminar por sua presença radiosa que nos envia em missão.

“E de repente, olhando ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus sozinho com eles.” (Mc 9, 8)

 

Com fraternal abraço e as melhores bênçãos!

 

Pe. Roberto Alves Marangon, “o menor entre vós”

Pároco

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
    12 de julho de 2024
  • “O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO
    11 de julho de 2024
  • PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA
    11 de julho de 2024
  • Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças
    6 de julho de 2024
  • Nossa Senhora do Carmo
    5 de julho de 2024
  • Nomeação e provisões – 03/07/2024
    3 de julho de 2024
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP