Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK

“O túmulo está vazio, Cristo Ressuscitou”, anuncia Dom Pedro na Vigília Pascal

A Vigília Pascal do Sábado Santo conclui o último dia do Tríduo Pascal, marcando a espera do Jesus Ressuscitado. Neste sábado, 8 de abril, em comunhão com todas as Igrejas do mundo, com as lâmpadas apagadas e o altar desnudo, a Catedral Nossa Senhora do Carmo aguardava, vigilante, a hora certa para proclamar: “Ele ressuscitou como havia dito” (Mt 28, 5).

Cinco elementos principais compõe a Vigília Pascal: bênção do fogo novo e do círio pascal; proclamação da Páscoa, canto de alegria, anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, trazendo seis de leituras e os salmos, que falam sobre a história da Salvação; o batismo dos catecúmenos, a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

A Vigília Pascal começou do lado de fora da catedral, com a comunidade reunida ao lado fogueira, o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini ao lado do Padre Joel Nery (pároco da catedral diocesana), abençoou o fogo novo para acender o Círio Pascal, para assim dar início à procissão. 

No percurso até o altar as velas dos fiéis iam sendo acesas ao passo que o bispo anunciava: “Eis a Luz de Cristo”, e chegando ao presbitério, a catedral estava toda iluminada pelas velas, e então foi proclamado o Exulte, que é momento de manifestar a gratidão e o amor pelo Ressuscitado.

Um dos momentos marcantes da celebração é quando entoam Hino do Glória, entoado pelas vozes do coro, enquanto as velas do altar e de toda a igreja eram acesas.

Dom Pedro iniciou sua homilia falando da revelação que Deus preparou nessa noite de alegria verdadeira:

“Celebramos a  Vigília Pascal, o cume de todas as celebrações da nossa fé. Toda a liturgia da Igreja brota deste momento e do domingo de Páscoa. A Igreja orando, rezando, cantando, aguarda que Deus nos revele o que está acontecendo. A Palavra de Deus que nós ouvimos foi mostrando como Deus preparou durante a história, este momento solene de vitória do seu Filho. E se nós tivermos uma imagem para gravar nesse momento, uma imagem que sintetize e signifique o que celebramos é a imagem do túmulo vazio. Não existe mais morte. O túmulo está vazio. Jesus passou pela morte.”

“O Ressuscitado caminha conosco. A última palavra é de Deus, do Deus da vida, e em cada situação de morte, o cristão, pela fé, sabe que Deus é que venceu a vida, A ressurreição é a garantia para os que seguem Jesus. A garantia de que seguir Jesus dá certo, o amor vence, o amor pode tudo. Jesus manda as mulheres anunciar aos discípulos para que tenham força de enfrentar o mal. Eles vão começar uma missão anunciando ao mundo que Cristo morreu e ressuscitou”, refletiu o bispo.

Em sua reflexão final, o bispo falou sobre o testemunho de Cristo que está sendo dado por todos aqueles que, com a vela acesa da fé na mão, enfrentam a escuridão, como disse no cântico: “a escuridão é luz para o meu dia”. E celebrou mais uma vezes a ressurreição de Cristo:

“O túmulo está vazio, porque Cristo ressuscitou e venceu a morte. Essa é a nossa fé. Digamos hoje ao Senhor Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.”

Seguindo o rito litúrgico, a igreja se uniu para rezar a Ladainha de todos os Santos, que é uma oração e invocação à Santíssima Trindade, pedido de intercessão da Virgem Maria, dos Anjos e todos os mártires e santos mais importantes da Igreja Católica.

Após a benção da água batismal,  Padre Joel apresentou o jovem catecúmeno Guilherme, que faz parte da turma da Iniciação à Vida Cristã para Adultos da Catedral, e Dom Pedro seguiu com o rito do batismo, manifestando ao final a alegria e acolhendo o batizado com uma salva de palmas.

A assembleia tornou a acender suas velas para a renovação das promessas batismais, sendo abençoados com a água do batismo pelo bispo e o vigário geral.

Dom Pedro desejou a todos os presentes uma Feliz e Santa Páscoa:

“E assim meus queridos irmãos e irmãs, celebramos a Vigília Pascal, na alegria de nossa fé, desejo a vocês uma boa Páscoa, e que ao voltar para vossas casas, possam dizer a quem perguntar: O que foram fazer na catedral que demorou tanto?. Respondam: fomos ver o túmulo vazio, Cristo ressuscitou. E lembrem-se do túmulo vazio quando se depararem com os obstáculos, pois Deus dá a vida.”


Source: Diocese

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
    12 de julho de 2024
  • “O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO
    11 de julho de 2024
  • PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA
    11 de julho de 2024
  • Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças
    6 de julho de 2024
  • Nossa Senhora do Carmo
    5 de julho de 2024
  • Nomeação e provisões – 03/07/2024
    3 de julho de 2024
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP