Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK

Projeto de Formação com Catequistas é tema da Assembleia Diocesana da Catequese no dia 20 de novembro

A Assembleia Diocesana da Catequese acontecerá, de forma presencial, no dia 20 de novembro (sábado), das 8h30 às 12h, na Paróquia Santo Antônio (Largo São Francisco, 113 – Vila Alpina), na Região Santo André – Centro. O principal tema desta reunião será o Projeto de Formação com Catequistas. Essa formação em três níveis: paroquial, regional e diocesana visa fortalecer a todos os catequistas para o exercício da transmissão da fé que gera discípulos missionários.

No último encontro do Conselho Diocesano de Pastoral, realizado no dia 2 de outubro de 2021, foi apresentado um pré-projeto para a formação com catequistas em todos os segmentos. Foi acolhido por todos com unanimidade. Também ficou instituído que o ano de 2023 será celebrado um Ano Catequético Diocesano, com a instituição do ministério laical de catequista.


Reflexão sobre os desafios
Um dos objetivos deste Pré-Projeto de formação com catequista é refletir sobre alguns desafios pastorais catequéticos apresentados pelo recente magistério do Papa Francisco, da Conferência de Aparecida e da CNBB, à luz do Diretório para a Catequese.

A assembleia reunirá catequistas paroquiais da Iniciação à Vida Cristã que atuam em todas as fases da vida: Catequese com o Ventre Materno, com Crianças, com Adolescentes/ Jovens, Pais e Padrinhos do Batismo, Adultos e catequistas que atuam com a pessoa com deficiência.

Programação
A programação tem início às 8h30, com a acolhida, seguida da Santa Missa, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, às 9h; a apresentação do projeto de formação com catequistas com o coordenador da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, Pe. Eduardo Calandro, a atividade em grupos e o processo de escuta com as propostas levantadas pelos catequistas acontecerão das 10h às 12h.

Processo de escuta
“Neste dia vamos acolher sugestões para que, de fato, possamos efetivar esse projeto pedagógico e catequético de formação com nossos catequistas. Faremos atividades de grupos, porque as paróquias já estão trabalhando nestas questões dos temas que devem ser levantados para aprofundamento destes três níveis de formação (paroquial, regional e diocesana), que acontecerá em 2022, 2023 e 2024”, conta Pe. Eduardo.

Logo após será realizada a apresentação por região, depois da coleta das sugestões de todas as paróquias, a fim de criar o plano de formação dentro do princípio da sinodalidade. “Um projeto de formação participativo, que será criado a partir das necessidades dos catequistas”, acrescenta.


Formação em três níveis
A formação acontecerá em três níveis: o ano de 2022, a nível Paroquial; o ano de 2023, a nível Regional, e o ano de 2024, em nível Diocesano. “Nossa proposta é que este projeto seja de formação permanente, simultânea e com o mesmo conteúdo para toda a Diocese de Santo André”, conclui Pe. Eduardo.

8º Plano de Pastoral
A Assembleia Diocesana da Catequese atende ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio dos seguintes itinerários:

Itinerário 1- fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, ao propor um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária;

Itinerário 2: proporcionar um caminho de vivência com Jesus, por meio da formação sobre querigma, iniciação à vida cristã e à cultura e espiritualidade do acolhimento.

Itinerário 5: desenvolver a formação e a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações.


Leia mais:

Revisado e atualizado, Diretório Diocesano dos Sacramentos já pode ser adquirido no Centro de Pastoral

Catequistas refletem sobre os desafios da Igreja na sociedade atual

Encontro com Catequistas de Pais e Padrinhos do Batismo reflete sobre o Diretório Diocesano dos Sacramentos


Source: Diocese

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
    12 de julho de 2024
  • “O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO
    11 de julho de 2024
  • PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA
    11 de julho de 2024
  • Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças
    6 de julho de 2024
  • Nossa Senhora do Carmo
    5 de julho de 2024
  • Nomeação e provisões – 03/07/2024
    3 de julho de 2024
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP