Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
    • JUBILEU DE DIAMANTE
  • A VOZ DO PÁROCO
  • PASTORAIS
    • AÇÃO MISSIONÁRIA
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • PLANEJAMENTO 2021
    • ESCALAS
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
    • FALE COM A PASCOM
  • MULTIMÍDIA
    • ARTIGOS
    • GALERIA DE FOTOS
    • VÍDEOS
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
    • JUBILEU DE DIAMANTE
  • A VOZ DO PÁROCO
  • PASTORAIS
    • AÇÃO MISSIONÁRIA
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • PLANEJAMENTO 2021
    • ESCALAS
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
    • FALE COM A PASCOM
  • MULTIMÍDIA
    • ARTIGOS
    • GALERIA DE FOTOS
    • VÍDEOS

Cristão maduro é cristão formado

Estamos no Ano do Laicato! Um ano oportuno para aprofundarmos nossa vocação e missão de leigos e leigas na igreja e na sociedade. Para bem vivermos este ano, vamos dedicar um momento da nossa agenda para nossa formação, isto é, para a educação permanente da nossa fé, refletindo e aplicando o documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade”. Assim, conhecemos e experimentamos com mais intensamente nossa pertença ao Senhor e a Igreja no mundo.

Todos nós que somos membros da Igreja e nos sentimos chamados por Jesus a participar da sua missão, necessitamos da formação –  à luz da Palavra de Deus, do Magistério da Igreja e dos testemunhos dos santos e santas –  para crescermos no seguimento de Jesus e realizarmos o reino de Deus na sociedade.

Um desafio no seguimento do Senhor é criarmos tempo para uma educação da fé que envolva a formação bíblica, catequética, litúrgica, moral e espiritual, de tal modo que nos conduza a maturidade da fé nos fazendo discípulos e missionários de Jesus e a maturidade ética nos fazendo cidadãos. Essa formação – que tem um caráter permanente – contribui para que ajamos com sabedoria, coragem e discernimento nas situações do nosso cotidiano, especialmente naquelas que envolvem violência, corrupção, discriminação, preconceito e destruição ambiental. Essas situações de ameaça à vida exigem de nós testemunho batismal, ou seja, corresponsabilidade pelo ser humano e pela natureza que Deus criou.

Ao sabermos que a formação é importante – porque ela nos transforma gradualmente no melhor que existe em nós – e necessária pra transformação da nossa realidade, – porque agimos a partir da experiência com Jesus imitando suas ações – não podemos deixar que este ano transcorra sem produzir seus efeitos em nós, sem produzir mais consciência e sensibilidade com as pessoas, organismos, movimentos, grupos, e uma atuação mais engajado com a mudança do mundo, principalmente, porque este é o primeiro campo da nossa ação missionária. Somos chamados a ser sal, luz e fermento no mundo (Mt5, 13-14)!

Portanto, ousemos em nos formar, empregando bem o nosso tempo, criando espaço no nosso calendário pra uma formação pessoal e comunitária, com impactos na igreja e na sociedade, tornando estes lugares um espaço melhor pra viver e conviver. Lembremos que “a formação é decisiva para a maturidade dos cristãos leigos e leigas”.

Rosana de Jesus Coelho

SAV Serviço de Animação Vocacional | Pastoral Catequética

 

Referencia

Documento da CNBB nº105 – Cristãos leigos e leigas na Igreja e no Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14) – Edições CNBB. 2016.

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • MISSÃO DOS SEMINARISTAS | DIÁRIO DE BORDO | 2 DE FEVEREIRO
    2 de fevereiro de 2023
  • Pacto Educativo Global
    2 de fevereiro de 2023
  • Dom Pedro ministra Aula Inaugural na Escola de Formação Diaconal
    1 de fevereiro de 2023
  • MISSÃO DOS SEMINARISTAS | DIÁRIO DE BORDO | 1 DE FEVEREIRO
    1 de fevereiro de 2023
  • Diocese de Santo André recebe visita de Dom Luiz Carlos, bispo de São Carlos
    31 de janeiro de 2023
  • Pascom Diocesana realiza Assembleia para eleição de regionais
    31 de janeiro de 2023
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP