Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK

Jesus nos ensina o amor serviço, na celebração da Ceia do Senhor

O bispo diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na noite da Quinta-Feira Santa, 6 de abril, a Missa solene da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava-pés na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André. A Eucaristia foi concelebrada pelo Padre Joel Ney, pároco da catedral diocesana, e com a presença do secretário episcopal, Padre Camilo Gonçalves.

Com  igreja cheia de fiéis, Dom Pedro em sua homilia recordou a importância da Semana Santa para nós cristãos:

“A proclamação da Palavra de Deus é sempre para nós um momento solene, no qual o próprio Cristo nos fala. Nós estamos reunidos aqui, iniciando esse Tríduo Pascal, uma peregrinação de alguns dias acompanhando Jesus, este mistério de redenção que é o cume das nossas celebrações litúrgicas do ano inteiro e que ressoa durante o ano, a cada domingo.”

Dom Pedro ressaltou sobre mandamento que Jesus nos deixou:

“Hoje, queremos agradecer a Jesus, porque Ele nos deixa o grande mandamento do amor, o amor que move o coração dos seus seguidores. Amor que não é sentimentalismo. Amor que se traduz em serviço fraterno aos irmãos. Logo, o amor de Cristo é um amor solidário Dele para conosco. Ele deu a vida por nós, devemos também dar a vida pelos irmãos. Toda a Igreja está a serviço de anunciar este Evangelho do amor redentor de Deus para conosco e nosso, para com Deus e para com os irmãos.”

O bispo ainda falou sobre o sacramento deixado por Cristo, a Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo, salientou que que em cada santa missa acontece um milagre, onde o pão e  vinho são Corpo e Sangue do Senhor que nos alimenta, e que a celebração da Ceia do Senhor mostra o amor redentor de Deus:

“Nós queremos hoje bendizer a Deus, que nos alimenta com o seu corpo e sangue, para sermos capazes de amar. O amor é algo tão poderoso, é algo divino, nós  com a nossa miséria e o nosso egoísmo, não somos capazes de amar por nós mesmos. Mas Cristo em nós, nos torna capazes de amar, não só pelo mandamento vivido, mas pela comunhão no seu Corpo e Sangue que nos potencializa a fazer como Ele fez. 

Cada missa acontece um milagre, e por isso, pensem bem com que respeito, com que amor, com que gratidão devemos nos aproximar da Santa Eucaristia e nos tornar capazes de amar? Um amor solidário? Se nós não acreditamos nisso, a nossa celebração é um teatro. Mas nós cremos, graças a Deus e por isso, podemos celebrar, e o gesto do Lava Pés é símbolo desse amor serviço.”

O bispo diocesano falou sobre sermos gratos pelos presentes que Jesus nos dá, como o mandamento do amor, a Eucaristia e o sacerdócio, pois na última ceia instituiu o sacerdote, porque sem os sacerdotes não temos a consagração da Eucaristia, bem precioso de nossa fé.

Seguindo o gesto de Jesus, Dom Pedro percorreu a assembleia e lavou os pés de 12 fiéis, assim como o Pai, mostrou que está a serviço, inspirando a vivermos uma vida de amor-serviço com os irmãos.

Após a comunhão, os fiéis acompanham a Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento para o altar da reposição,  realizando uma breve adoração.

O Tríduo Pascal segue com o recolhimento e silêncio da Sexta-Feira da Paixão de Cristo, com indicação do jejum e abstinência na preparação para a ressurreição, que acontecerá na Vigília Pascal, no sábado (8), até o Domingo de Páscoa.


Source: Diocese

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL
    12 de julho de 2024
  • “O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO
    11 de julho de 2024
  • PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA
    11 de julho de 2024
  • Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças
    6 de julho de 2024
  • Nossa Senhora do Carmo
    5 de julho de 2024
  • Nomeação e provisões – 03/07/2024
    3 de julho de 2024
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP