“É com imensa alegria que, a partir de hoje, assumo a Paróquia Nossa Senhora da Salete, a pedido do nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. Com humildade e simplicidade, eu assumo com muita responsabilidade e com muito amor essa nova missão que Deus me confiou. Só tenho a agradecer a Deus e farei conforme a vontade do Senhor nesta comunidade.”
Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Salete receberam de braços abertos o seu novo administrador paroquial, Pe. José Silva, 66 anos, na tarde de sábado (23/10), durante a posse canônica realizada na celebração eucarística presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Ademir Santos de Oliveira, na Vila Helena, na Região Santo André – Leste.
“Estou muito feliz com essa recepção calorosa. Venho com muito amor e entusiasmo. Fui muito bem acolhido e assumo o compromisso de trabalhar sempre por uma comunidade cada vez mais unida”, salienta Pe. José, ao adiantar a importância do diálogo para conhecer os paroquianos. “Já marcamos reunião com o CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e com o CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial) para ficar por dentro da realidade da paróquia e das prioridades no momento”, conta.
Reconhecimento pelo trabalho realizado
Antes da despedida da Paróquia Sant’Anna, em Ribeirão Pires, onde atuou durante praticamente seis anos (dezembro de 2015 a outubro de 2021), Pe. José Silva foi homenageado com o título de Cidadão ribeirãopirense, pelos relevantes serviços prestados ao município da Estância Turística de Ribeirão Pires, sendo um reconhecimento ao trabalho realizado por mais de duas décadas na cidade (também atuou por 16 anos na Paróquia Santa Luzia). O sacerdote também agradeceu aos fiéis da Paróquia Sant’Anna, que compareceram em peso à posse na sua nova casa. “Um povo maravilhoso. A gente sente o carinho. Sinal de que a amizade permanece para sempre”, constata.
Também participaram da posse do Pe. José Silva, o coordenador da Região Pastoral da Região Santo André – Leste, Pe. Renato Fernandez, e o pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Mauá, Pe. João José de Sousa, o Pe. Joãozinho, que já atuou como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Salete.
Colegas de seminário e acolhida ao novo pastor
Pe. Ademir recordou da sua paróquia de origem, a Paróquia Santa Luzia, em Ribeirão Pires, e da amizade com o Pe. José Silva, seu colega de seminário. Ambos completarão 23 anos de experiência sacerdotal no dia 6 de dezembro de 2021. “O Pe. José Silva sempre motiva e anima nas celebrações. Quando participamos das celebrações dele saímos com os olhos abertos, animados e motivados para assumir o nosso testemunho da vida na comunidade e no mundo. Assim como o senhor foi fiel a Jesus, quando disse o seu sim, e continua fiel porque disse o seu sim mais uma vez mais à Igreja e na pessoa do bispo, portanto, Jesus sempre vai ser a sua força, sustentando-o e vai te dar a alegria e realização necessária nesta sua nova etapa da caminhada presbiteral”, comenta.
O vigário geral da Diocese de Santo André também pede que a comunidade de fé da Paróquia Nossa Senhora da Salete acolha de coração aberto o novo administrador paroquial, na compreensão da dimensão da vocação e do chamado à missão de ser sempre uma Igreja em saída. “Uma Igreja em saída que não saia apenas das portas para fora, mas uma Igreja em saída também acolhedora, porque está acolhendo também quem está chegando por essas portas. Esse é o convite que vos faço. Como comunidade de fé, a Paróquia Nossa Senhora da Salete acolha esse presente de Deus que entrega para vocês hoje, na pessoa do Pe. José Silva”, destaca.
Rito da posse
A leitura da nomeação de posse do administrador paroquial foi lida pelo coordenador da Região Pastoral da Região Santo André – Leste, Pe. Renato Fernandez. Depois, Pe. José Silva realizou a Profissão de Fé e após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Após esse momento, o novo administrador paroquial fez o Juramento de Fidelidade. Em seguida, Pe. Ademir declarou oficialmente Pe. José Silva como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Salete sendo aclamado pelos paroquianos locais. No final da missa, Pe. José Silva assinou a ata, que também foi assinada pelo Pe. Ademir e demais testemunhas.
Sobre a paróquia
A Paróquia Nossa Senhora da Salete celebrará o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de fundação no dia 26 de maio de 2022. A igreja está situada na Rua das Hortências, 405 – Vila Helena, em Santo André. Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 7h, 9h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4451-1132.
Recorde a acolhida à imagem peregrina de Nossa Senhora da Salete, originária da França, em agosto deste ano: clique aqui , e o tríduo da padroeira com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, como parte das celebrações da abertura do ano jubilar: clique aqui .
Sobre o novo administrador paroquial
Nome completo: José Silva
Data de Nascimento: 23/02/1955
Cidade natal: Piatã (BA)
Ordenação Sacerdotal: 06/12/1998 pela imposição das mãos do até então bispo diocesano Dom Décio Pereira (1940-2003)
Atuação nas paróquias: em sua caminhada sacerdotal, padre José Silva atuou nas paróquias Santa Luzia, em Ribeirão Pires, onde permaneceu durante 16 anos (1999 a 2015), e Sant’Anna, também na cidade ribeirão-pirense, sendo pároco desde dezembro de 2015 até outubro de 2021. No dia 23 de outubro, Pe. José Silva assumiu como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Salete, na Região Santo André – Leste.
Atuação na Diocese: em três oportunidades foi coordenador da Região Pastoral Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra; também diretor espiritual do Apostolado da Oração, membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros.
Source: Diocese