Neste mês de junho vamos celebrar com toda igreja a solenidade de Corpus Christi. A palavra “Corpus Christi” significa Corpo de Cristo. Essa celebração nos recorda a importância da Santíssima Eucaristia na vida de todos os cristãos.
O que sabemos sobre Corpus Christi? Identificamos com a procissão com o santíssimo sacramento. Mas o sentido é muito mais do que vemos, tratasse de celebrarmos o corpo de cristo presente em nossa humanidade sob a espécie de Pão. Comecemos o nosso artigo com um contexto histórico: como aconteceu para que possamos ter essa festa na atualidade.
No Século XIII, em 1208, Juliana de Liège, aos 16 anos teve uma visão, ao qual via um disco com uma mancha no meio. Juliana era uma garota muito piedosa, gostava de ajudar o próximo, principalmente os leprosos daquela época. Tendo essa motivação, ela acabou se tornando religiosa a fim de continuar ajudando o próximo. Um certo dia, em suas orações diária sentiu em seu coração uma relembrança daquela figura, e depois sentiu que Jesus estava falando em si. Ela compreendeu que aquele disco branco recordava a igreja, e a mancha escura era algo que na igreja católica estava faltando que era uma recordação sobre a eucaristia, pois não tinha nenhuma festa ao qual recordava o corpo de Cristo.
Vale recordar que na quinta-feira santa lembramos da instituição da eucaristia, mas durante a celebração vai se alterando o clima. Iniciamos com o sons dos sinos no glória e terminamos com os sons das matracas. O que cristo queria é que houvesse uma festa na igreja em honra a santíssima eucaristia, inicia com alegria e termina com triunfo.
Juliana demorou anos para revelar esse mistério. Dentre os seus amigos tinha uma pessoa muito importante, ao qual se chamava: Jacques Pantaléon, ao qual levou a ideia ao bispo, ao qual iniciou a festa na cidade de Liège na Bélgica. No futuro, com a graça de Deus, Jacques Pantaléon se tornou Urbano IV.
Do outro lado do país existia um sacerdote chamado Pedro que estava em Boêmia, atual Praga. Ele durante a Santa Missa teve uma provação da presença real de Cristo na presença da eucaristia. Existia muitos hereges naquela época e apareceram para ir contra a fé da igreja. Padre Pedro tinha dificuldade de compreender sobre a eucaristia, e fez uma promessa para ir a Roma para rezar e pedir para que seja iluminado e compreenda esse mistério.
Durante o trajeto ele passou em Bolsena. Bolsena teve como exemplo de santidade Santa Cristina, e sobre o altar de Santa Cristina que aconteceu um milagre. No momento da consagração, tomou a hóstia em suas mãos e elevou-se ao céu e começou a gotejar sangue. O Papa estava em Orvieto e Padre Pedro foi ao encontro dele com o milagre eucarístico. O Papa pediu aos teólogos averiguarem sobre o milagre. Santo Tomás de Aquino e São Boaventura foram a cidade de Bolsena com os teólogos. E durante o percurso houve uma procissão até o encontro.