Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Diocese de Santo André -Igreja Católica Apostólica Romana
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
      • PASTORAL DA SAÚDE
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK
  • INÍCIO
  • DIOCESE
    • BISPO DIOCESANO
    • HISTÓRIA DA DIOCESE
    • BISPOS ANTERIORES
    • SITE DA DIOCESE
  • PARÓQUIA
    • PADROEIRO
    • HISTÓRIA DA PARÓQUIA
    • PÁROCO
    • PADRES ANTERIORES
    • SEMINARISTAS
  • PASTORAIS
    • CARIDADE
    • CATEQUÉTICA
    • COMUNICAÇÃO
    • LAICATO
    • LITÚRGICA
    • VOCACIONAL
    • CPP CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
    • ACOLHIDA e MISSAO
      • COMIPA
      • PASTORAL DO BATISMO
      • PASTORAL FAMILIAR
      • PASTORAL DO DÍZIMO
    • ANUNCIO
    • CARIDADE
      • CASA DA ACOLHIDA
      • PASTORAL CARCERÁRIA
      • PASTORAL DA PESSOA IDOSA
      • PASTORAL DA SAÚDE
    • LITURGIA
    • MOVIMENTOS
      • APOSTOLADO DA ORAÇÃO
  • HORÁRIOS
    • SECRETARIA
    • MISSAS
    • CONFISSÕES E ATENDIMENTO DO PÁROCO
    • MOMENTOS DE ORAÇÃO
  • LOCALIZAÇÃO
  • CONTATO
    • SECRETARIA
    • FALE COM O PADRE
  • MULTIMÍDIA
    • VÍDEOS
    • INSTAGRAM
    • FACEBOOK

Homilia da Missa de São Bento Abade 11.07.2026 – Paróquia S. Bento em SCS

A passagem do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus para esse dia, aborda temas fundamentais da vida cristã: o discipulado (seguimento de Jesus), a coragem diante do medo e a importância do testemunho. Ao refletirmos sobre esse texto, especialmente no contexto da solenidade de São Bento, podemos encontrar paralelos significativos entre a mensagem do Evangelho e a vida e ensinamentos de São Bento. São lições para nossa vida do dia a dia.

Jesus fala aos seus discípulos sobre as dificuldades que podem enfrentar ao segui-lo. Ele inicia afirmando que “o discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor”. Essa declaração nos lembra que os seguidores de Cristo devem estar preparados para enfrentar perseguições e dificuldades semelhantes às que Jesus mesmo enfrentou.

            Jesus também menciona a importância de não temer aqueles que podem causar dano ao corpo, mas sim ter temor a Deus, que tem poder sobre a alma. Essa é uma chamada à fé e à coragem, um convite a manter a integridade diante das adversidades, sabendo que Deus está no controle de todas as coisas. Jesus quer tirar nosso medo da morte e de tudo o mais.

A vida de um discípulo (a) é marcada por um compromisso profundo, que muitas vezes exige sacrifícios. O chamado de Jesus vai além da devoção ou do simples seguimento; é uma convocação para ser testemunha do amor e da verdade, mesmo em face da oposição. Nesse sentido, podemos ver em São Bento um exemplo de compromisso com a sua vocação, que também envolveu desafios significativos, bem como perseguições.

São Bento, considerado o pai dos monges, do monaquismo ocidental, fundou a Ordem de São Bento e estabeleceu uma regra que enfatiza a oração, o trabalho e a vida comunitária. Sua Regra traz um equilíbrio entre a vida espiritual e a vida comunitária, refletindo o ensinamento de Jesus sobre a importância da união e do apoio mútuo entre os discípulos.

Assim como Jesus orienta os discípulos a não temerem, São Bento também nos ensina a enfrentar as dificuldades da vida com fé e resiliência. Ele nos ensina a nunca nos desesperarmos da misericórdia de Deus!

Como seria bom se em nossas famílias adotássemos a regra de S. Bento: vida comunitária, tomando refeições juntos, conversando mais e usando menos os aparelhos eletrônicos, descansando juntos. As famílias valorizariam mais o estarem juntos, a partilha da vida, a oração em comum…enfim seriam “Igreja doméstica” como propõe o Concílio Vaticano II.

A busca pela paz e pela estabilidade, que é central na Regra de São Bento, encontra eco na mensagem de Jesus nesse trecho de São Mateus. A paz que ele oferece não é a ausência de conflitos, mas a presença de Deus nas tribulações.

A passagem de São Mateus conclui com um chamado ao testemunho público da fé: “Todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus”. Isso nos lembra da importância de viver a nossa fé de maneira autêntica e corajosa em todas as circunstâncias.

São Bento não apenas buscou a santidade pessoal, mas também estabeleceu uma comunidade que se dedicava ao serviço a Deus e ao próximo, orando e trabalhando! Sua vida é um testemunho de que é possível viver o Evangelho em um mundo que muitas vezes não compreende ou valoriza essa mensagem.

Neste dia em que celebramos a solenidade de São Bento, padroeiro desta paróquia, somos convidados a renovar nossa adesão a Jesus “nada antepondo ao seu amor”.

Assim como os primeiros discípulos e São Bento, somos chamados a viver com coragem, a não temer as adversidades e a sermos testemunhas da fé em um mundo que precisa do amor de Cristo. Que precisa de pessoas capazes de construir a “Civilização do Amor” como escreve o papa Leão XIV, na encíclica Magnifica Humanitas.

            São Bento interceda por esta paróquia, por seu pároco e por todos nós. AMÉM.

The post Homilia da Missa de São Bento Abade 11.07.2026 – Paróquia S. Bento em SCS appeared first on Diocese de Santo André.


Source: Diocese

Deixe um comentário

Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Limpar FormulárioEnviar

Notícias
  • Homilia da Missa de São Bento Abade 11.07.2026 – Paróquia S. Bento em SCS
    15 de julho de 2026
  • Dom Pedro se reúne com corais e recorda que a música faz parte da liturgia
    11 de julho de 2026
  • HOMILIA | Celebração Eucarística com conferimento dos ministérios. 09.07/2026
    9 de julho de 2026
  • Mais de 6 mil leigos reafirmam o compromisso de servir à Igreja na Diocese de Santo André
    9 de julho de 2026
  • RELIGIÃO E DINHEIRO
    9 de julho de 2026
  • Nomeações e provisões – 08/07/2026
    8 de julho de 2026
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha - Diadema - Diocese de Santo André - SP